HORTAS URBANAS

Durante minha trajetória como cozinheiro, aprendi que o melhor prato sempre será feito com os melhores produtos, ou seja, quanto mais fresco o alimento melhor.
Então resolvi falar sobre hortas urbanas e como isso melhora e muito, na preparação dos seus pratos.
Há quem diga que da muito trabalho cuidar de plantas, mas eu reforço que não e o melhor é o resultado final do prato.
1° - falarei de algumas ervas, das quais usamos muito aqui no Brasil.
2° - colocarei um prato simples e que dá um resultado fantástico.

ERVAS

Alecrim, Capim-limão, Endro, Hortelã, Manjerona (Manjericão), Orégano, Salsa, Sálvia, Tomilho.

ALECRIM

O alecrim é um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada.





CAPIM-LIMÃO

O capim-limão forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, sendo uma planta herbácea da família das gramíneas.







ENDRO

O endro é uma planta herbácea perene, de caules eretos múltiplos, com até dois metros de altura (mas em geral com menos de 80 centímetros), de cor verde intenso. As folhas são longas (até 40 cm) e delgadas. Produz inflorescências terminais compostas, com 5 a 15 cm de diâmetro, contendo 20 a 50 flores minúsculas têm de 2 a 5 mm de diâmetro, amarelo a amarelo-esverdeadas.O fruto é uma semente seca, ovóide, de 4 a 9 mm de comprimento.



HORTELÃ

O Hortelã é planta herbácea perene, o arbusto atinge de 30-100 cm, com pequenas folhas verde.








MANJERONA (NO BRASIL É CONHECIDO EM ALGUNS ESTADOS COMO MANJERICÃO)

A Manjerona tem muitas hastes grossas 30-80 cm elevado, planta herbácea perene; caule ereto; folhas simples e verdes; flores esbranquiçadas , róseas ou violáceas, dispostas em glomérulos e reunidas em inflorescências paniculadas terminais É muito cultivada em jardins como planta aromática para culinária.





ORÉGANO

Planta perene de caule ereto, por vezes corado de vermelho, com 4 ângulos e ramoso na extremidade superior, podendo atingir até 80 cm de altura; folhas inteiras, pecioladas, ovais, pontiagudas e quase sem pêlos; flores numerosas, cor de rosa púrpura; rizoma rastejante, escuro e com raízes fibrosas.





SALSA (SALSINHA)

A salsa é uma planta herbácea bienal, podendo-se também cultivar como anual. Forma uma roseta empenachada de folhas muito divididas, alcança 15 cm de altura e possui talos floríferos que podem chegar a exceder 60 cm com pequenas flores verdes amareladas.


SALVIA

Subarbusto muito ramificado de folhas verde acinzentadas, lanceadas e largas; suas flores são (vermelhas tendendo para o violeta) e agrupadas em espigas.







TOMILHO

O tomilho é um arbusto possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.








Para obter estas ervas em sua casa, é muito simples, basta colocar em um pequeno recipiente, terra e plante as mudas, hoje você encontra até em hiper-mercados. Deixo num lugar iluminado e coloque água a cada 2 dias. PRONTO! - comece com o alecrim -


RECEITA COM ERVAS

Espaguete ao pomodoro e alecrim.

Ingredientes:
500g de espaguete tipo 8
300g de tomate pelado picado
1/2 cebola picada bem pequeno
4 ramos de alecrim fresco sem caule e picado bem pequeno
2 dentes de alho picados bem pequeno
sal e pimenta do reino preta moída na hora a gosto.
3 colheres de sopa de azeite EXTRA VIRGEM

Modo de Preparo:
Coloque em uma panela grande água pra ferver com um pouco de sal e uma colher de sopa de azeite extra virgem.
Após fervida a água, coloque o espaguete para cozinhar em fogo alto, e mexa com um garfo grande, para soltar a massa enquanto ferve.
Vamos ao molho, durante o cozimento da massa. Em uma frigideira alta ou uma caçarola, coloque as duas colheres de sopa de azeite extra virgem em fogo alto e em seguida coloque as cebolas e o alho, não deixe queimar, senão amarga.
Ao murchar a cebola e o alho, coloque os tomates picados e por fim o alecrim o sal e a pimenta moída, você sentirá o cheiro maravilhoso na hora. Cozinhe o molho durante cinco minutos.
Retire a massa depois de cozida, claro deixando al`dente, e despeje no molho, deixando o fogo médio.
Toda a massa, ficará com o sabor do molho, antes de servir, verifique se precisa de sal.
Sirva com queijo parmesão ralado  também na hora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BALA PUXA-PUXA DE LEITE

PEIXE SAINT PIERRE OU SAINT PETER

COMO MONTAR UMA FICHA TÉCNICA